quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Muxarabiê

Sabem o que é  "muxarabiê"? Não? Bom, eu também não sabia. Na verdade nunca tinha visto esta palavra.
Na revista Casa Claudia deste mês, numa matéria sobre quartos de hóspedes, dizia assim:  "na estante, livros policiais se aliam ao muxarabiê, onde as samambais parecem flutuar, e reforçam o esmero em receber bem".
Consultando nosso amigo google, matei minha curiosidade (ou ignorancia): "Balcão mourisco protegido em toda a altura da janela por treliça de madeira através da qual se pode ver sem ser visto. (Os muxarabiês, trazidos pelos portugueses para o Brasil, ainda hoje podem ser vistos em residências baianas e mineiras do tempo colonial). (O mesmo que muxarabi.)"

E aí embaixo, a foto do muxarabiê do quarto de hóspede (super lindo por sinal!), da revista Casa Claudia:




E agora a Casa Muxarabiê, em Diamantina. Dá pra imaginar a Chica da Silva ali, observando quem passa, sem ser vista por ninguém. Pode-se dizer que muxarabiê era o vidro fumê daquela época.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Uma caçamba pra chamar de sua...




Que barato! Adoro gente criativa, que enxerga as coisas de maneira totalmente fora do óbvio ou do normal. Estas caçambas fazem parte do projeto Skip Conversions do artista plástico Oliver Bishop Young . Ele  resolveu dar uma utilidade para as gigantes, revivendo a máxima “há males que vem pra bem“. No site dele tem mais...
Ah! Eu visto isto num blog super legal, que vale uma visita: blog da Brastemp .

sábado, 8 de janeiro de 2011

Saia Justa / Luminárias

Voces gostam do Saia Justa? Eu, adoro! E estou adorando novo elenco. A participação da ala masculina deu um novo tom... E o cenário!? Tá lindo! E viram as luminárias? Eu mostrei aqui, lembram?