quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Muxarabiê

Sabem o que é  "muxarabiê"? Não? Bom, eu também não sabia. Na verdade nunca tinha visto esta palavra.
Na revista Casa Claudia deste mês, numa matéria sobre quartos de hóspedes, dizia assim:  "na estante, livros policiais se aliam ao muxarabiê, onde as samambais parecem flutuar, e reforçam o esmero em receber bem".
Consultando nosso amigo google, matei minha curiosidade (ou ignorancia): "Balcão mourisco protegido em toda a altura da janela por treliça de madeira através da qual se pode ver sem ser visto. (Os muxarabiês, trazidos pelos portugueses para o Brasil, ainda hoje podem ser vistos em residências baianas e mineiras do tempo colonial). (O mesmo que muxarabi.)"

E aí embaixo, a foto do muxarabiê do quarto de hóspede (super lindo por sinal!), da revista Casa Claudia:




E agora a Casa Muxarabiê, em Diamantina. Dá pra imaginar a Chica da Silva ali, observando quem passa, sem ser vista por ninguém. Pode-se dizer que muxarabiê era o vidro fumê daquela época.

3 comentários:

Luiza Boaventura disse...

Tbém não conhecia...Obrigada pela informação:D

Adorei a analogia ao vidro fumê. A moça espiando os pretendentes passar sem ser percebida...

Beijão

Pérolamorena disse...

Oi moça, Gostei de muxarabiê, nem sabia que existia isso e claro, não conhecia a palavra, que chique, blog também é cultura!!! rs À partir de hoje sou sua seguidora e de outros blogs também, depois de tentar algumas vezes, hoje conseguí tanto ser seguidora como deixar comentário, estou feliz por isso!
Beijos

ponto.arquitetura disse...

na casa da minha vó tinha isso, era o forro da varanda de trás da casa... só fui descobrir o que era e a sua origem depois de grande, na faculdade... rs!
beijos,
laryssa